O Governo angolano vai realizar entre os próximos dias 21 e 23 uma campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, doença que há três anos não é notificada no país.
Segundo a directora provincial de Saúde de Luanda, Rosa Bessa, trata-se da segunda fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, que abrange crianças menores de cinco anos.
Na capital do país, desde 2010 sem o registo de casos, está prevista a imunização de 1,7 milhões de crianças.
Rosa Bessa apelou à participação de todos administradores, chefes de repartições, estudantes de medicina e profissionais de saúde para o êxito da campanha.
Angola tem registado progressos na luta para a erradicação da poliomielite, promovendo campanhas bianuais de vacinação nas 18 províncias.
Uma das estratégias para atingir todas as áreas do país é a criação de postos avançados e móveis no terreno, sendo os próprios técnicos a deslocarem-se a todo o território, de forma a abranger todas as crianças.
Angola foi atingida em 1999 por um dos maiores surtos epidémicos de poliomielite registados em África, que provocou 113 mortos, num total de 1.117 casos.